Histórico da Entidade

AGAP/PR

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Paraná, entidade civil sem fins econômicos, integra o rol de afiliadas ao Sistema FAAP, que tem como mantenedora a Federação das Associações de Atletas Profissionais.

A AGAP/PR foi inaugurada no dia 27 de abril de 2017, com sede na capital Curitiba, tem por objetivo promover o atendimento a atletas, ex-atletas e aos em formação a partir de vários programas de benefícios como bolsas de estudos para todos os níveis de ensino, auxílios saúde, alimentação, funeral, apoio para aposentadoria, suporte para controle da hepatite c, entre outros.

História - O Sistema FAAP é composto pela Federação das Associações de Atletas Profissionais que mantém suas entidades afiliadas, as AGAP. Fundada em 1995, a FAAP iniciou sua história de luta em prol dos atletas em 1974, por meio do tricampeão mundial Wilson Piazza que, naquela época, já sentia a necessidade da criação de uma entidade que pudesse atuar em defesa dos jogadores de futebol. Representante de uma comissão, ele reivindicou ao Governo Federal a criação de um sistema de assistência social e educacional que visasse a profissionalização alternativa e readaptação dos atletas ao exercício de uma nova atividade. E, assim, foi criado o Fundo de Assistência ao Atleta Profissional em 24/11/1975, vinculado ao Ministério da Educação, com recursos para desenvolver e gerenciar o sistema, cujos objetivos sociais seriam prestados por instituições sem fins lucrativos, denominadas Associações de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP).

Com a Lei Zico e a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Desporto (Fundesp), em 1993, ficaram definidos os recursos para o sistema de assistência aos atletas e, em 1998, a Lei Pelé transferiu para a FAAP a responsabilidade de gerir os recursos arrecadados e disciplinar os procedimentos para que a assistência social e educacional pudesse ter continuidade.

As AGAP estão sediadas no Distrito Federal e em mais 16 estados. O atendimento nas demais unidades da Federação é realizado por meio do portal do sistema: www.faapatletas.com.br.